Busca no site 
 NOTÍCIAS
 
Cuidados no diagnóstico do espectro autista foram discutidos no programa de rádio do CRP-MG
 
Postado em 12/4/2017

O programa de rádio do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG) Psicologia em Foco, desta quarta-feira, 12/4, entrevistou a psicóloga Letícia Antonelli, que atua na clínica com bebês e trabalha no Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A psicóloga discutiu os cuidados que devem ser tomados no diagnóstico de uma pessoa com espectro do autismo. “É fundamental falar sobre a importância de sermos cautelosos quando dizemos que essa ou aquela criança é autista. Hoje muitos diagnósticos são feitos de maneira irrestrita e isso pode levar à medicalização e uma massificação. Por outro lado, quanto antes se detecta os sinais, melhor é o prognóstico no geral”, explicou Letícia.

A psicóloga explicou a atuação do Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) Contagem. Desde 2009, o Cais realiza um programa de acompanhamento de bebês em situação de risco e suas famílias, que são encaminhados pela maternidade de Contagem. No centro, os bebês passam por avaliações de diversos profissionais a cada 3 meses e, caso se confirme o autismo e a deficiência intelectual, a criança é direcionada a um acompanhamento precoce.

Para escutar a entrevista completa, clique aqui.

O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, e é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência 880 AM. Também pode ser ouvido ao vivo no site www.inconfidencia.com.br