Busca no site 
 NOTÍCIAS
 
Luta Antimanicomial é ressaltada em eventos em Belo Horizonte
 
Postado em 18/5/2017

Hoje, 18 de maio, é Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Belo Horizonte, o desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam toma as ruas do centro da capital. O Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG) apoiou e realizou ações em todo estado e o tema continuará em pauta ao longo do mês. No dia 30 de maio, será realizado o Simpósio “Se o encanto me encontrar dessa vez, deixo ele entrar: uma homenagem a Marcus Vinícius e à Luta Antimanicomial”. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do CRP-MG.

O evento tem o objetivo de destacar a importância da Luta Antimanicomial para a consolidação da Reforma Psiquiátrica e as contribuições de Minas Gerais para o cenário nacional. O Simpósio é uma homenagem a Marcus Vinícius de Oliveira e Silva, psicólogo e defensor incansável dos direitos humanos, militante da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Mental no Brasil, assassinado em fevereiro de 2016.

A programação do Simpósio conta com as contribuições de pesquisadoras(es) e profissionais que são referências na área de saúde mental no Brasil. Entre as(os) palestrantes, estão: Ana Bock, psicóloga, professora na PUC-SP, foi presidente do CFP por três gestões; Marta Elizabete de Souza, psicóloga, mestre em Saúde Mental, coordenadora Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais, militante da Luta Antimanicomial; e Peter Pál Pelbart, filósofo e professor na PUC-SP.

O Simpósio também contará com exposição de poesias de Marcus Vinícius de Oliveira e de produtos feitos por usuários da rede de saúde mental. Ao final, haverá uma apresentação da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam.

Horário: 9h30 às 17h
Local: MIS Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - Santa Teresa, Belo Horizonte – MG.

O evento é gratuito e as vagas sujeitas à lotação do espaço. As inscrições serão realizadas no local do evento.

Informações:
estagio.rp@crp04.org.br