Busca no site 
 NOTÍCIAS
 
Seminário sobre o SUAS mobilizou profissionais da região sul de Minas Gerais
 
Postado em 13/7/2017

No último sábado, 8/7, psicólogas e psicólogos da região sul do estado participaram do seminário “Contribuições da Psicologia nos diferentes níveis de proteção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A atividade foi promovida pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em Pouso Alegre.

O evento mobilizou a região e contou com profissionais de Pouso Alegre, Cambuí, Baependi, Caxambu, Mogi das Cruzes, São Tomé das Letras, São Gonçalo do Sapucaí, Piranguinho, Poço Fundo, Nepomuceno e Varginha.

A conselheira e coordenadora da Comissão Psicologia e Política de Assistência Social, Érica Rocha, explica que o evento acontece num contexto desafiador para quem atua no SUAS. “Um seminário como esse acolhe os trabalhadores, principalmente os que se sentem sozinhos e isolados em seus municípios e os faz perceber que é possível lutar pelo SUAS que acreditamos e queremos construir”, avalia.

Érica Rocha relata que o evento também se configurou como um espaço de reflexão sobre a prática. “É importante ficarmos atentos, porque muitas vezes reproduzimos posturas fiscalizadoras, conservadoras. Ao invés de garantir proteção socioassistencial, isso gera punição e pouca acolhida aos nossos usuários”, apontou.

Em 2017, o CRP-MG tem promovido seminários regionais para discutir a contribuição da Psicologia no SUAS. Érica Rocha destaca que essa iniciativa demonstra o grande investimento do Sistema Conselhos no campo da Assistência Social, reconhecendo-se como parte integrante e fundamental dessa política.