Busca no site 
 NOTÍCIAS
 
Prevenção do suicídio e apoio às famílias em luto foram assuntos no Psicologia em Foco
 
Publicado em 6/9/2017

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O tema foi discutido no programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira, 6/9, que entrevistou a psicóloga, Michelle Alves. Ela é uma das moderadoras do Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio (GAES) da UFMG.

Segundo o último Mapa da Violência, estudo publicado anualmente a partir de dados do Ministério da Saúde, entre 1980 e 2014, houve um crescimento de 27% no índice de suicídio no Brasil.

Michelle Alves falou sobre a invisibilidade que envolve o tema, tanto em relação a quem comete o suicídio, quanto às famílias que enfrentam essa trágica situação. A psicóloga argumentou que quando o tema não é entendido como um problema social, não há construção de políticas públicas, falta investimento em prevenção e em ações voltadas às famílias.

De acordo com a OMS, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. “É preciso investir em ações preventivas e buscar os fatores protetivos. Esses fatores protetivos são os vínculos familiares e sociais. Também é importante retirar da pessoa que está com a ideação suicida os instrumentos que possibilitam aquele fato e buscar tratamento”, explica a psicóloga.

Ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco vai ao ar todas quartas-feiras, às 12h30, pela Rádio Inconfidência, AM 880. Também é possível ouvir o programa ao vivo no endereço: http://www.inconfidencia.mg.gov.br/